quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Fada

Nome:  A Fada
Autor: Carolina Munhóz
 Gênero:  Fantasia, Romance
Editora: Leya, 255 páginas
Ano de Publicação: 2009


Sinopse:  Alguns jovens ganham presentes caros, passagens aéreas ou festas surpresas em seus aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano. Como se tudo isso não fosse suficiente, Melanie ainda descobriu por detrás da enevoada e mística cidade de Londres um mundo fantástico que até poderia ignorar, se não descobrisse ser parte importante dele. Um legado que traz com ele diversas tragédias e problemas pessoais que ela não espera se adaptar, mas não sabe se terá opção. A única parte recompensadora parece ser seu encontro com um homem misterioso, oriundo de uma família bruxa poderosa, cuja relação caminha em uma linha bamba e tênue que separa afeto e fúria. Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna. Uma fúria que pode conduzi-la à morte e ao esquecimento. Dentre muitos feitiços, lutas, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais, “A Fada” é uma história de descobertas e superações, sobre como o amor pode fazer várias pessoas redescobrirem a vida e a magia nela.



Resenha:
                Eu até que gostei de “A Fada”. Eu sempre tive um pouco de preconceitos contra a nova literatura brasileira – tive o azar de pegar uns exemplares por aí que me davam até desgosto, mas a paixão e o incentivo para renovar minha fé nessa literatura de hoje foi graças à Anna, que me apresentou “Dragões de Éter” no ano passado. E assim, eu resolvi também dar meu palpite nessa área. Conheci a obra da Carolina na Bienal de 2012, quando comprei o “Inverno das Fadas”, e me apaixonei pela capa e gostei muito da sinopse. Nunca fui muito fã de fadas em geral (a não ser as do Neopets :P), mas resolvi dar uma chance. Aliás, até conheci a autora na Bienal (e fiquei morrendo de raiva por não ter pedido o autógrafo. Fica pra Bienal do ano que vem!). E no começo do ano, finalmente consegui ler o livro, e gostei bastante.  Encontrei algumas dificuldades de estilo, mas que sem dúvida vão melhorar conforme mais obras são publicadas e a autora adquire mais experiência.
                A história de “A Fada” na verdade é bem simples, bobinha até. É um romance – não se deixem enganar pela parte que diz “luta” na sinopse. Não há nada disso – e o diferencial é que é protagonizado pela princesa das fadas. Na verdade, Melanie como personagem não me disse nada. Metade das vezes ela passava o tempo sentindo pena de si mesma, mas eu até que gostei da narrativa rápida. Apesar de ter algumas partes com descrições maçantes, dá para ver o potencial da autora através da narrativa. Melanie tem uma voz bem fluida e consegue carregar a história de forma bem boa, apesar de nada surpreendente. O livro é bem calmo e não possui nenhuma cena de ação – a única que possui eu senti certo deslocamento, como se algo esquisito houvesse acontecido e que não era para estar ali. Foi uma das partes que realmente não gostei, além do fato de o livro ter falta em descrição e cenas de ação em geral (e uma trama de acordo, digamos). Mas como romance, o livro representa bem seu gênero. Temos uma mocinha e um mocinho que apesar de genéricos, são simpáticos, algumas descrições de lugares gerais e cenas que te deixam com um daqueles sorrisinhos na cara.
                O livro é bem curto, chega a ter pouco mais do que duzentas páginas. Eu demorei apenas dois dias para ler, praticamente voando com a leitura. No geral, foi uma coisa bem agradável – e eu gostei muito do final no geral, e como Melanie descobriu sua verdadeira missão. As últimas páginas não me disseram muita coisa, mas achei uma virada interessante na história. O que eu realmente senti falta foram mais descrições sobre o Reino das Fadas, senti que essa parte do cenário acabou ficando muito ofuscada pelas partes do romance, e gostaria que Carolina tivesse explorado um pouco mais – e pra minha sorte, isso acontece no outro livro dela, o “Inverno das Fadas”, que eu recomendo bastante.
                Um dos adicionais ao livro é essa edição maravilhosa que a Leya lançou ano passado. Gente, é uma das capas e das diagramações mais lindas que já tive o prazer de ver, e as borboletas se encaixaram muito bem. O pessoal do design está de parabéns, porque essa edição está simplesmente maravilhosa – tão maravilhosa, de fato, que me convenceu a comprar o livro até quando não tinha direito.
                Em linhas gerais pra concluir, eu gostei do livro, mas não foi uma leitura que me acrescentou em muito. Gostei de umas partes, desgostei de outras, mas não foi um livro com que pude sentir uma conexão nem nada desse gênero. Gostaria que tivesse sido desenvolvido um pouquinho mais, mas no geral uma história bem bacana.


Nota: 2.5/5

Quote:  “Naquele momento minha vida mudava, para nunca mais ser a mesma. O surgimento de uma fada pode fazer coisas assim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário