quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Partials (Partials Sequence, #1)


Nome: Partials
Autor: Dan Wells
Gênero: Ficção, Distopia, Young Adult
Editora:  ID, 440 páginas
Série: Partials, #1
Ano de Publicação: 2012


Sinopse:  A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente.
Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança.
Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...


Resenha:
                Partials foi a minha leitura mais recente para o clube do livro do qual eu participo via internet. Eu não fui fã da capa, mas li a sinopse e me interessei. Distopia é um dos meus gêneros favoritos de literatura, e eu, é claro, não pude resistir a leitura de mais um.
                Partials é, no geral, uma distopia bem genérica – apesar de ter um fator adicionado de um pouco de ficção científica à la Admirável Mundo Novo. Não esperem nada de absolutamente inovador nem algo do gênero, é simplesmente mais uma distopia com a qual se pode perder-se e distrair-se um pouco. No começo, o livro é muito lento, e demorou muito para me prender. Não entendia como funcionava a sociedade e o autor parece que não faz muito esforço para que entendamos, e, portanto, o começo da história simplesmente se arrasta e parece algo muito chato. Foi uma coisa bem difícil de começar e ele realmente não me prendeu logo de cara.
                Depois que passamos lá da página 70 do livro, aí sim as coisas começam a ficar mais legais. O maior defeito do livro, foi, realmente, o andamento da trama – mas o autor faz com que o resto se compense. Kira é uma protagonista interessante – não exatamente uma pessoa com quem você goste ou se identifique, mas uma garota normal. Seus problemas são entendíveis, e o leitor acaba gostando de sua personalidade. Os outros personagens são igualmente bons – todos eles são multifacetados, e eu gostei principalmente de Xochi e Samm. A parte que mais adorei, de fato, foram os pedaços a ver com a ciência – dentro da história ela é muito bem explicada, e Kira sendo médica conseguimos ver isso através de seus olhos. Outra coisa bem legal é que a Kira não é mais uma protagonista ~white girl~ e sim de decendência indiana. Achei isso bacana pra adicionar mais um pouco de diversidade à literatura Young-adult – que vamos combinar, tá precisando, e muito.
                E é claro, a SUPER virada na trama que acontece nas páginas finais. Meu Deus, como não se revirar com tudo que está acontecendo? Apesar de o fim em si não ser muito satisfatório, gostei de onde o autor indica que a trama será levada, principalmente em relação aos Parciais e ao próprio vírus de RM, que causou a doença que matou 99.6% da humanidade. A sociedade que Wells cria também é bem construída e bem escrita, assim como o livro no geral.
                Sobre a edição em português eu não posso dizer muita coisa. Li o livro no kindle e foi um formato agradável, mas não sei como está a diagramação em português e muito menos a tradução.
                Enfim, Partials foi uma leitura bem interessante – recomendo principalmente se você gostar de Young-adult distópicos. Mas não entrem na história esperando um novo Jogos Vorazes nem nada – eu gostei bastante da história, mas não foi algo que me impeliu a falar sobre isso 24 horas por dia. Resta-me ler o próximo da saga daqui a algum tempo e poder contar mais pra vocês.


Nota: 3.5/5


Quote:  “If you can't know the truth, said Isolde, live the most awesome lie you can think off.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário