quinta-feira, 14 de novembro de 2013

No Place Like Oz (Dorothy Must Die, #0.5)


Nome:  No Place Like Oz
Autor: Danielle Paige
Gênero: Young-adult, Fantasia, Releituras
Editora: Harper Collins, 196 páginas
Série: Dorothy Must Die, #0.5
Ano de Publicação: 2013


Sinopse:  After returning to Kansas, Dorothy Gale has realized that the dreary fields of Kansas don’t compare to the vibrant landscapes of Oz. And although she’s happy to be reunited with Aunt Em, she misses her friends from the yellow brick road. But most of all, Dorothy misses the fame and the adventure. In Kansas she’s just another prairie girl, but in Oz she was a hero. So Dorothy is willing to do anything to get back, because there really is no place like Oz. But returning to the land she left comes at a price, and after Dorothy is through with it, Oz will never be the same.

Perfect for fans of Alex Flinn, Marissa Meyer, and Gregory Maguire, No Place Like Oz is a dark reimagining of The Wonderful Wizard of Oz by L. Frank Baum. Building off of its rich mythology, Danielle Paige creates an edgy, thrilling story for teens that chronicles the rise and fall of one of the literature’s most beloved characters. This digital original novella is a prequel that sets the stage for the forthcoming novel Dorothy Must Die.


Resenha:
                Como diz na própria sinopse, esse é um conto que originalmente seguiria o que aconteceu depois que Dorothy voltou pro Kansas, após suas aventuras em Oz. Eu descobri esse livro um tempo atrás, e quando li a sinopse de “Dorothy Must Die”, quem morreu de verdade foi eu, porque o livro só sai em abril. E assim, baixei o conto que precede o livro e continuei na estrada de tijolos amarelos busca por um bom livro.
                E “No Place Like Oz” não decepcionou. Apesar de ser um conto, conseguimos ter uma noção do estilo de escrita de Danielle Paige, e uma ideia de como será essa nova série. O livro se passa rapidamente, com acontecimentos que mal deixam a gente respirar, e a voz de Dorothy é bem distinta.
                Para falar bem a verdade, nunca fui fã do Mágico de Oz. Gostava de uma versão de desenho, que eu assistia de vez em quando, mas não era algo que eu gostava de fazer sempre. Para ser sincera, Oz sempre pareceu um pouco de chateação para mim, e Dorothy é uma personagem meio apagada. Mas tudo bem, já assisti a outras adaptações, e particularmente gostei da nova com o James Franco – pelo menos no quesito cenário. Então quando vi a sinopse de Dorothy Must Die, foi algo que me deixou empolgada e ao mesmo tempo um pouco ressabiada. Adorei a premissa, mas ainda estava com um pé atrás. E esse conto ajudou muito em decidir minha leitura.
                Então, sim, eu adorei “No Place like Oz” – e definitivamente lerei o próximo. A boa notícia é que tecnicamente, você não precisa ler o Mágico de Oz para saber o que está acontecendo – se viu o filme ou leu quando pequeno, ou tem uma noção da coisa, pode seguir adiante tranquilamente. Ou para os mais necessitados, ver o resumo da trama na Wikipédia (risos). Enfim, é um livro que vai super rápido, com uma trama básica – mas que nos mostra como Dorothy conseguiu voltar a Oz, e porque ela se tornou meio maléfica depois. Adorei ver essa parte mais dark da história, e Dorothy é uma personagem forte. Não simpatizei por completo com suas razões, mas eu conseguia entender como ela havia chegado a suas conclusões.
                Foi bacana também ver Oz pelos olhos de outro autor, e Danielle não decepciona. Suas descrições são vívidas e bem escritas, e a trama segue com um passo firme. Os personagens são ótimos também, e adorei poder dar essa nova chance a uma história que parece bem batida.
                Enfim, adorei de verdade essa história. Fiquei absolutamente maluca por ela, e não vejo a hora do livro em si ser publicado e podemos ver mais de toda essa trama e dessa Oz sombria governada por uma Dorothy das Trevas. Altamente recomendado, e uma prequel que vale realmente a pena ler enquanto esperamos pelo primeiro livro.
E pra quem quer ver mais sobre o primeiro livro da saga, “Dorothy Must Die”, aqui está o link para o goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/18053060-dorothy-must-die
               

Nota: 4.5/5

Quote: “For everything that is wonderful, there’s something wicked, too. That’s the price you pay for magic”


Nenhum comentário:

Postar um comentário