quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Something Strange & Deadly (Something Strange and Deadly, #1)



Nome:  Something Strange & Deadly (Something Strange and Deadly, #1)
Autor: Susan Dennard
 Gênero:  Steampunk, Gothic, Young-adult
Idioma:  Inglês
Ano de Publicação: 2012

Sinopse:  The year is 1876, and there’s something strange and deadly loose in Philadelphia…
Eleanor Fitt has a lot to worry about. Her brother has gone missing, her family has fallen on hard times, and her mother is determined to marry her off to any rich young man who walks by. But this is nothing compared to what she’s just read in the newspaper—
The Dead are rising in Philadelphia.
And then, in a frightening attack, a zombie delivers a letter to Eleanor…from her brother.
Whoever is controlling the Dead army has taken her brother as well. If Eleanor is going to find him, she’ll have to venture into the lab of the notorious Spirit-Hunters, who protect the city from supernatural forces. But as Eleanor spends more time with the Spirit-Hunters, including their maddeningly stubborn yet handsome inventor, Daniel, the situation becomes dire. And now, not only is her reputation on the line, but her very life may hang in the balance.


Resenha:
Admito que comecei esse livro com uma vontade enorme de gostar dele, simplesmente pelo fato de ser escrito pela Susan. Ela é um amor, gente – inclusive, minha cópia em ebook  só tenho porque ela me deu. Enfim, conheci o blog e o site da Susan através da épica Sarah J Maas – que escreveu Throne of Glass – e absolutamente me apaixonei. Ela tem dicas ótimas para escritores, de leitura, etc. O único probleminha, porém, foi quando eu vi a sinopse: zumbis.
Sim, zumbis, meu caro leitor. Eu detesto zumbis, vou falar com sinceridade. Não sou fã de nada escrito ou feito sobre eles, etc etc. É um preconceito meio bobo, mas aí está. Então quando vi a sinopse acabei ficando com uma preguiça GIGANTESCA de começar. Não conseguia nem me forçar a ler.
Enfim, as circunstâncias foram passando e eu com o ebook até o dia que finalmente resolvi para sentar e ler – como diz minha mãe, “resolver minha situação”. Um livro não lido é situação gravíssima. E deixa eu contar: consegui superar todos os zumbis, porque esse livro é absolutamente adorável.
Sabe aqueles livros que na hora você não dá muito crédito nem nada, mas depois fica pensando por semanas e semanas, e adorando os personagens, e fazendo tudo? Something Strange & Deadly é exatamente assim.
A trama não deixa a desejar – tem horas que é realmente assustador, e eu não recomendo ler de noite quando se tem medo de fantasmas – e envolve muitas reviravoltas. Os personagens são todos muito bem construídos e entretém bastante, e a história é basicamente construída ao redor deles. A única coisa que senti falta na verdade é um vilão um pouco mais marcante – durante o percurso do livro, ele fica praticamente invisível. Mas o mundo dos Spirit-Hunters que Susan criou é absolutamente perfeito. Ele mistura magia a máquinas, numa alternativa gótica e steampunk – coisa que vemos pouco nos livros de YA – de uma maneira suave, e bem acreditável. Fora o fato, é claro, de ser um livro que se passa em 1880, com direito a descrição de costumes, vestidos, bailes, etc. Susan faz uma combinação perfeita entre história e fantasia, e é maravilhoso poder ver isso.
Por último, dedico o último parágrafo à protagonista do livro e da saga – Eleanor. Ah, Eleanor. Meu novo amor por você pode ser recente, mas com certeza ainda durará por muitos anos. Eleanor é o tipo de protagonista que pode ser considerada fraca – fisicamente, isto é. Eleanor não sai por aí batendo em ninguém, e de um modo, eu senti falta de heroínas assim. Ela é inteligente, decidida e muito, muito boa. Ela é simplesmente aquele tipo de pessoa com quem você se dá bem logo de cara – e uma com quem você pode se relacionar completamente. Entendemos todas as decisões de Eleanor, e eu adorei que ela coloca a família acima de todas as outras coisas, inclusive o amor. Eleanor é uma garota que apesar de só ter dezesseis anos, é mais sábia do que muita gente por aí.
O que posso dizer é que o meu amor por SS&D só cresce a cada semana, e eu não consigo de modo algum parar de pensar no próximo livro, que vai se passar em Paris.  *suspiro*

Nota:  4.5/5



Quote: “Miss Fitt, you know curiosity gets men killed."
I grinned. "Then I daresay it's good I'm a woman.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário