quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Feita de Fumaça & Osso (Daughter of Smoke & Bone, #1)



Nome:  Feita de Fumaça & Osso
Autor: Laini Taylor
 Gênero:  Young Adult, Fantasia, Fantasia Urbana
Idioma:  Português
Editora: Intrínseca, 384 páginas
Título Original: Daughter of Smoke & Bone
Saga: Daughter of Smoke & Bone
Ano de Publicação: 2011

Sinopse:  Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.
E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.


Resenha:
                Comecei “Feita de Fumaça & Osso” com muitas expectativas e um pouco de preguiça. Muitas pessoas haviam me recomendado e dito que era maravilhoso, etc, etc e eu o comprei, mas simplesmente não conseguia parar para lê-lo. Deve ter ficado uns dois meses parado na minha estante, enquanto eu passava outro zilhões de livros na frente e não conseguia pegá-lo para ler.
                Então quando nas férias eu finalmente consegui sentar e ler... bem, foi uma surpresa e tanto. Feita de Fumaça & Osso começa o livro num ritmo rápido e de profundo mistério. É difícil entender a protagonista, Karou, porque parece que nunca estamos olhando verdadeiramente de frente para ela – tem alguma coisa escondida dentro de camadas e camadas da sua personalidade, e o modo como a autora a define é simplesmente brilhante. Eu amei Karou desde o começo, sabendo que ela era uma garota forte e determinada, e que gostava de encaminhar seu próprio destino. Os outros personagens são igualmente cativantes – as quimeras  da loja, e em especial Brimstone , e é claro, Akiva. A maneira como a história é contada simplesmente não te deixa largar o livro e ir embora, querendo entender e saber cada passo.
                A trama em si não é tão elaborada – provavelmente vai ficar melhor ao longo da série. O primeiro livro foca praticamente no descobrimento de Karou – do que é existir, como é amar, e a importância da esperança e dos seus entes queridos, e porque vale a pena lutar pelo que se acredita. Eu adorei o modo como isso foi feito, principalmente nas partes que retornam ao passado e a memórias esquecidas. A escrita de Laini flui com facilidade, e com alguns toques poéticos, não diferentes de Tahereh Mafi. Mesmo assim, as cenas são bem descritas, com detalhes e diálogos elaborados que não atrapalham nem um pouco na história. Pelo contrário, eles ajudam a manter a trama principal e as reviravoltas em segredo, fazendo-nos tentar adivinhar o que vai acontecer mas na maioria das vezes falhando miseravelmente nessa tarefa.
                A coisa que mais me atraiu no livro, no entanto, foi a mitologia criada e o cenário em geral. Laini não economiza no misticismo e cria um mundo cheio de criaturas mágicas e lendas. Passamos pelas ruas de Praga, cheia de fantasmas e histórias macabras, e passamos para o mundo dos demônios e anjos, em uma eterna briga para quem sairá vitorioso. Adorei as lendas envolvendo tanto os serafins quanto as quimeras, e o modo como foram criados – e como Laini relaciona isso também ao nosso próprio mundo, mostrando através dessas figuras lendárias o quanto os humanos também podem ser cruéis mas terem o potencial para o bem. Mas minha parte favorita definitivamente foi a coleta de dentes e a relação que a autora estabeleceu com os desejos – sempre temos que pagar muito caro por algo que desejamos. Achei incrível como a mistura de todos esses elementos não prejudicou nem um pouco o livro, e apenas o tornou mais exótico e brilhante.
                No geral, Feita de Fumaça e Osso é uma urban fantasy que não é exatamente inovadora, se não fosse pela maneira como a autora a coloca. Laini Taylor fez um ótimo trabalho em misturar elementos lendários, bíblicos e mitológicos, criando um mundo completamente novo e com características tão humanas que nos surpreendem a cada página. Definitivamente um must-read para os amantes do gênero fantástico de hoje.


Nota:  4.5/5

Quote: “Hope can be a powerful force. Maybe there's no actual magic in it, but when you know what you hope for most and hold it like a light within you, you can make things happen, almost like magic.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário